Boa do Rio

DreamWorks: Exposição Inédita no Brasil traz os Bastidores dos Desenhos Animados

Depois de passar por sete países, a aguardada exposição ‘DreamWorks: Uma Jornada do Esboço à Tela’ finalmente chega ao Brasil! A exibição traz mais de 400 peças para uma mostra gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 06/02 à 15/04, e depois segue para o CCBB de Belo Horizonte, onde fica de 15/05 à 29/07.

Esboço de Burro e Dragão, em ‘Shrek’. Foto: Cabine Secreta

                Imaginem descobrir os segredos que levaram à criação dos nossos desenhos favoritos, como ‘Shrek’, ‘Como Treinar Seu Dragão’, ‘Trolls’ e ‘Madagascar’? Pois é exatamente isso que o público vai encontrar nesse passeio que dura cerca de 1h30. Do momento da concepção da ideia do filme até o produto final, os projetos da DreamWorks passam por diversas fases: adaptação do texto (geralmente adaptado de um livro infantil), criação de personagens, elaboração do universo em que a história se passa e, por fim, a junção de todos esses elementos em um longa metragem. Os três pilares da empresa – Personagem, História e Mundo – representam os três núcleos da exposição, que foram divididos dessa forma de modo a potencializar a imersão do visitante no incrível mundo lúdico.

Maquete de Wallace & Gromit. Foto: Cabine Secreta

                Os destaques vão desde as muitas possibilidades de feições que o Ogro Shrek ganhou antes de ter sua forma final a até mesmo uma réplica da mesa de trabalho de um dos artistas da Dreamworks, que contém ao menos três xícaras de café e muitos doces espalhados entre os diversos esboços. A mostra também enfatiza a importância de se criar artes conceituais dos cenários e ambientes que compõem os núcleos dos filmes, para ajudar a ambientação da história, de modo a desenvolver melhor o potencial de cada personagem.

Esboços iniciais de Shrek. Foto: Cabine Secreta

                Na parte final da exposição, público também irá descobrir a importância da criação da trilha sonora específica para os momentos-chave do filme, e como cada nota é pensada para trazer emoções específicas ao espectador.

Esboço do filme ‘Kung Fu Panda’, possivel versão de Tai Lung. Foto: Cabine Secreta
Melman, de ‘Madagascar’. Foto: Cabine Secreta

                Além de réplicas dos modelos em 3D dos personagens icônicos, os cariocas poderão tirar fotos incríveis com a querida girafa Melman (‘Madagascar’) logo na bilheteria, ou contornar o saguão principal e ver a réplica do Banguela – ou de como ele seria na vida real. Ali mesmo você também irá ter uma experiência inacreditável do ‘Voo do Dragão’: uma projeção de 3 minutinhos em 180 graus que coloca você nas costas do Banguela e, sob o ponto de vista do dragão, você verá toda a cidade de Berk. Aos que curtem desenhar, em frente à Livraria Travessa há computadores onde é possível desenhar qualquer personagem e criar você mesmo seu próprio curta de animação! Ah, e detalhe: o equipamento usado é o mesmo que os artistas da DreamWorks utilizam em seus trabalhos, que foi desenvolvido pela própria empresa.

Maquete de Berk, onde Soluço e seus amigos vivem em ‘Como Treinar Seu Dragão’.
Foto: Cabine Secreta

                Oportunidade imperdível para estimular as crianças ao mundo da imaginação! A visitação é gratuita, e há a opção de fazer uma visita guiada com os monitores do CCBB – que vão explicar direitinho a magia de cada parta da exposição. Aos sábados há visitação guiada em Libras! Chama todo mundo!

Janda Montenegro e Rafael Henriques, da Cabine Secreta, e a versão realista do Banguela

DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela

De 6 de fevereiro a 15 de abril de 2019.

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Tel: (21) 3808-2020

Quarta a segunda, das 9h às 21h Entrada gratuita | Livre

Retire seu ingresso para evitar filas na bilheteria em: https://bit.ly/DreamWorks-no-CCBB?fbclid=IwAR3EhrFEKIeDUuIcaWQkZjZnrHDvyeldXM5UcxwIl2iXwLA3PH1R4qsv4vU

Apenas sorrie e acene. Foto: Cabine Secreta
%d blogueiros gostam disto: