A história do filme ‘Cidade de Deus’ não acabou com o fim do longa. O impacto semiótico da produção causou furor no mercado internacional audiovisual, que parece só então ter descoberto como a violência no Brasil era diferente daquela explorada em Hollywood. De lá para cá, o longa parece ter feito escola no cinema brasileiro, inspirando esteticamente outros sucessos nacionais como ‘Tropa de Elite’, que, por sua vez, também se tornou referência nesse gênero de filmes. Esses dois filmes proporcionaram uma nova leitura na realização de filmes de ação no Brasil, de olho na violência em favelas. E no próximo dia 11 de agosto chega aos cinemas o drama ‘Pacificado’, nova produção que segue na mesma pegada.
Tati (Cássia Nascimento) é uma jovem de treze anos cujo pai, Jaca (Bukassa Kabengele), está na prisão, e a mãe, Andréa (Débora Nascimento), dedica seu tempo a festas e bebedeiras, enquanto ela tem que ir no Maracanã vender balas. Com o retorno de Jaca à comunidade, a favela fica na expectativa que ele retome seu lugar como chefe do morro, ameaçando a posição de Nelson (José Loreto).
O que mais chama a atenção é a capacidade imersiva do longa em mergulhar o espectador no clima de tensão e violência do morro. Por outro lado, o roteiro passeia por diversas histórias, alternando o foco do protagonismo com frequência, ainda que, de uma forma geral, a história seja centrada na jovem Tati. Tal alternância não só confunde a gente algumas vezes, mas também acaba criando a sensação de que as duas horas de filme se estendem por muito mais, como se fosse uma série. Também não passa despercebido o olhar estrangeiro e ocidental, ainda que esforçado, do diretor e roteirista Paxton Winters, que recai em reforçar estereótipos sociais. É assim que, por exemplo, nenhum personagem se salva, sendo todos eles bons e maus, com pontos positivos e negativos.
Tendo levado cerca de dez anos nesse projeto, ‘Pacificado’ é um filme de 2019 e que só chega às salas de cinema agora, em 2022. Tanto atrasado acabou por datar a produção, que chega aos cinemas com uma proposta já desgastada ao público. Ainda assim, é um filme bem-feito com cenas de ação impressionantes.