Crítica | Além da Lenda: O Filme – Sucesso da TV Aberta Ganha seu Primeiro Longa-Metragem nos Cinemas!

Em 2018 a sériezinha animada ‘Além da Lenda’ foi exibida na TV aberta, nos canais TV Brasil e Globo NE, e fez sucesso tanto pela sua estética colorida, mas, principalmente, por trazer personagens conhecidos do público brasileiro em situações divertidas. De lá para cá, o projeto se expandiu e ganha agora as telonas, estreando em circuito nacional com o longa ‘Além da Lenda: O Filme’.

De forma acessível e divertida, o filme conscientiza as crianças da importância das lendas nacionais. A trama envolve um livro sagrado, que reúne todas as histórias do folclore nacional, e fica escondido numa montanha. Ele só é revelado, uma vez por ano, no dia do Saci, 31 de outubro. Porém, um trio que simboliza o Halloween vêm para o Brasil nessa data, e, recebidos como celebridades, pretendem roubar o livro e dominar as nossas lendas.

Primeiramente, é muito legal que haja um projeto audiovisual que busque conscientizar as crianças desde pequenas a valorizarem a cultura nacional, que anda perdendo cada vez mais espaço para as tradições nortistas estadunidenses. E por ser este o primeiro longa de animação de Pernambuco, isso também é algo que deve ser aplaudido. Entretanto, por outro lado, ainda que a produção busque tratar esses personagens com o maior respeito possível, ainda assim recai no equívoco de tratar personagens como Saci, Yara e o Boto como lendas, como folclore. Não o são. Esses personagens na verdade são deuses, protetores das florestas, parte fundamental de diversas culturas indígenas – e não uma lenda de um dito folclore brasileiro, que se apropriou dessas histórias para apagar sua autoria. Para uma sequência do longa, fica a dica.

Além da Lenda: O Filme’ é uma animação bem-feita, com cenas rápidas e ágeis para a garotada menor ficar vidrada na telona. Colorido e engraçadinho, facilmente entretém a meninada no cinema.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: