Crítica | Pluft, O Fantasminha – Adaptação do Sucesso Teatral é uma Empolgante Aventura Infantil em 3D!

Boa parte da infância brasileira do último meio século foi embalada por histórias criadas pela cabecinha imaginativa da escritora Maria Clara Machado. Super adaptado ao teatro nas décadas passadas, a aventura finalmente ganha uma nova versão cinematográfica atualizada, que estreia na próxima quinta-feira 21 nas salas de cinema brasileiras.

Pluft (Nicolas Cruz) é um menino fantasma que vive com sua mãe, Dona Fantasma (Fabiula Nascimento), e seu Tio Gerúndio (José Lavigne), em um casarão abandonado perto de uma praia. Tudo ia bem na família até a chegada repentina de… pessoas! É que o malvado Pirata Perna de Pau (Juliano Cazarré) sequestrou a pequena Maribel (Lola Belli) e a levou para o casarão, que acredita ser do falecido bisavô da jovem, um destemido desbravador dos mares. Enquanto Perna de Pau busca o tesouro pirata, Maribel trava amizade com Pluft, que a ajuda a escapar, ao mesmo tempo em que os três amigos da jovem – João (Lucas Salles), Juliano (Hugo Germano) e Sebastião (Arthur Aguiar) buscam pela menina, Maribel e Pluft vão descobrir o verdadeiro sentido da amizade.

Recheado de efeitos especiais para criar a ilusão fantasmagórica para o 3D (o elenco teve que ficar um tempo debaixo d’água para gravar as cenas!) a nova adaptação de ‘Pluft, O Fantasminha’ feita por Rosane Svartman recupera o aspecto teatral da história para o formato cinematográfico, fazendo uso do que há de melhor em ambas as estéticas. E funciona bem para o público pimpolho, que encontrará piadas fáceis e um universo lúdico à altura das fantasias que fazem sucesso com a garotada. E o longa ainda traz Gregório Duvivier em participação especial de volta às telonas!

Uma pequena rachadura ocorre, porém, em uma cena de bar onde os piratas celebram e uma prestigiada sereia – gorda – canta no palco; eis que Perna de Pau, irritado com a artista, de repente enche a boca e a chama de baleia. Ainda que os diálogos façam diversas referências a termos marítimos (incluindo animais), é incabível que se permita essa fala em um filme de 2022. Tudo acontece muito rápido, mas gera desconforto.

Apesar deste erro, ‘Pluft, O Fantasminha’ é uma linda diversão para as férias da garotada, com aventura e gargalhadas na medida certa para o público infantil se deleitar com esta atemporal história de amizade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: