Boa parte da infância brasileira do último meio século foi embalada por histórias criadas pela cabecinha imaginativa da escritora Maria Clara Machado. Super adaptado ao teatro nas décadas passadas, a aventura finalmente ganha uma nova versão cinematográfica atualizada, que estreia na próxima quinta-feira 21 nas salas de cinema brasileiras.
Pluft (Nicolas Cruz) é um menino fantasma que vive com sua mãe, Dona Fantasma (Fabiula Nascimento), e seu Tio Gerúndio (José Lavigne), em um casarão abandonado perto de uma praia. Tudo ia bem na família até a chegada repentina de… pessoas! É que o malvado Pirata Perna de Pau (Juliano Cazarré) sequestrou a pequena Maribel (Lola Belli) e a levou para o casarão, que acredita ser do falecido bisavô da jovem, um destemido desbravador dos mares. Enquanto Perna de Pau busca o tesouro pirata, Maribel trava amizade com Pluft, que a ajuda a escapar, ao mesmo tempo em que os três amigos da jovem – João (Lucas Salles), Juliano (Hugo Germano) e Sebastião (Arthur Aguiar) buscam pela menina, Maribel e Pluft vão descobrir o verdadeiro sentido da amizade.
Recheado de efeitos especiais para criar a ilusão fantasmagórica para o 3D (o elenco teve que ficar um tempo debaixo d’água para gravar as cenas!) a nova adaptação de ‘Pluft, O Fantasminha’ feita por Rosane Svartman recupera o aspecto teatral da história para o formato cinematográfico, fazendo uso do que há de melhor em ambas as estéticas. E funciona bem para o público pimpolho, que encontrará piadas fáceis e um universo lúdico à altura das fantasias que fazem sucesso com a garotada. E o longa ainda traz Gregório Duvivier em participação especial de volta às telonas!
Uma pequena rachadura ocorre, porém, em uma cena de bar onde os piratas celebram e uma prestigiada sereia – gorda – canta no palco; eis que Perna de Pau, irritado com a artista, de repente enche a boca e a chama de baleia. Ainda que os diálogos façam diversas referências a termos marítimos (incluindo animais), é incabível que se permita essa fala em um filme de 2022. Tudo acontece muito rápido, mas gera desconforto.
Apesar deste erro, ‘Pluft, O Fantasminha’ é uma linda diversão para as férias da garotada, com aventura e gargalhadas na medida certa para o público infantil se deleitar com esta atemporal história de amizade.