25 anos da Cavídeo Serão Comemorados nos Estação Net Rio e Botafogo

O aniversário de 25 anos da Cavídeo será comemorado em julho com muitos eventos no Estação Net Rio e Botafogo e marca um novo momento da produtora, distribuidora e espaço cultural, locadora e loja. A Cavídeo está ocupando dois espaços novos nas  Casas Casadas e no Estação Net Rio.

Nesta nova fase, além das atividades iniciais, a Cavídeo também está programando sessões e eventos nos dois espaços,  a diversidade que sempre esteve nos seus filmes também caracteriza os novos eventos. “Chegando aos 25 anos, estamos mais fortes do que nunca, que venham mais 25 anos pela frente”, celebra Cavi Borges.

OCUPAÇÃO CAVIDEO 25 ANOS

Abaixo alguns eventos já confirmados:

1- Festival ECRÃ (1 a 10)

Mais informações a seguir.

2- OCUPAÇÃO SERGIO RICARDO ( Exposição, shows, saraus, filmes) ( julho, agosto, setembro)

3- Clássicos do cinema brasileiro em 35mm : 

” CIDADE DE DEUS” ( DIA 13)

 ” “HÉLIO OITICICA” ( dia 27)

4- PRÊMIO MÉRITO CINEMATOGRÁFICO (dia 18 )

5- Estréia nos cinemas ” FADO TROPICAL” (dia 21)

6- Lançamento do livro ” CAMICLETA” – sobre a série SHAZAN E XERIFE (dia 4)

7- Festival do cinema independente – LUME (de 13 a 19)

Informações detalhadas:

Em formato híbrido, sexta edição do Festival ECRàmarca retorno às sessões presenciais. A entrada é gratuita. 

Em formato híbrido, a sexta edição do Festival ECRÃ acontecerá em formato presencial entre os dias 1 e 10 de julho nas salas da Cinemateca do MAM e do Estação Botafogo e entre os dias 16 e 24 de julho, online. Além de sua tradicional casa, a Cinemateca do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro, o ECRÃ traz a novidade do Estação Net Botafogo em sua programação. Em parceria com a Cavideo o festival promoverá exibições especiais como o programa Mestres do Cinema Brasileiro, com curadoria de Cavi Borges, que exibirá filmes raros de realizadores como Neville D’Almeida, Helena Ignez, Helena Solberg, André Parente, entre outros. 

Programação no site: www.festivalecra.com.br

Programa Mestres do Cinema Brasileiro

Com curadoria de Cavi Borges, o Festival ECRÃ orgulhosamente apresenta o programa Mestres do Cinema Brasileiro que consiste em oito sessões com filmes raros de realizadores emblemáticos do cinema brasileiro como Helena Solberg, Sylvio Lanna, Neville D’Almeida, Helena Ignez, Walter Lima Jr., João Lanari e André Parente, além de uma sessão dedicada às videoartes produzidas pela equipe da Cavideo. As sessões acontecerão na tradicional sala do Estação Botafogo. 

Programação

Para programação completa do evento visita o site www.festivalecra.com.br

Dia 4 de julho, às 19 horas, o lançamento do livro “Camicleta – Manual dos Proprietários” (Curitiba: Estrada de Papel, 2022), de Saulo Adami, que reconstitui a história e os bastidores de uma série icônica da televisão brasileira. Sem aceitar cheques para evitar choques, os mecânicos inventores Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) construíram a Bicicleta Voadora, deixaram sua terra natal para trás e construíram a Camicleta – sua oficina-lar sobre rodas – e projetaram a Cadeira de Rodas Voadora.

Os personagens inventores migraram da telenovela “O Primeiro Amor” (Rede Globo, 1972) para a série de TV “Shazan – Xerife & Cia.” (1972-1974), criações de Walther Negrão produzidas pela Rede Globo. Rodaram o Brasil em busca da peça mágica que os permitiu decolar com a Bicicleta Voadora. O livro “Camicleta: Manual dos Proprietários” conta a história da criação, narra a trajetória e revela os bastidores destas produções com criatividade e bom humor, ingredientes do seu sucesso na TV.

Saulo Adami entrevistou com exclusividade pessoas que foram muito importantes para a trajetória de Shazan e Xerife: a atriz Lucia Alves, que fez participações importantes na série de TV; Reynaldo Boury, um dos principais diretores de telenovelas e programas de TV das décadas de 1970-1980; o roteirista Eduardo Borsato, sobrinho da telenovelista Janete Clair; e o ator Claudio Ayres da Motta, que teve pequena participação na série de TV, mas continua ativo trabalhando em telenovelas. Além de resgatar a memória da lendária série, o livro serve como homenagem aos atores Flávio Migliaccio e Paulo José que faleceram, respectivamente, em 2020 e 2021. 

Local e data: Estação NET Rio Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 35), dia 4 de julho de 2022, das 19 às 22 horas. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: