Em 2020, no Dia de investidores da Disney, o estúdio anunciou a expansão do universo de Star Wars para as telas menores, com mais de dez projetos que englobariam Jedi, pilotos rebeldes e uma animação japonesa. Diante da variedade de séries, a mais aguardada pelo público era aquela sobre o mestre de Anakin Skywalker. Depois de dois anos, a espera acabou. ‘Obi-Wan Kenobi’ chegou ao Disney Plus, com os dois primeiros episódios liberados no mesmo dia.
Para a alegria dos fãs, Ewan McGregor retorna ao papel de Obi-Wan Kenobi em uma história que se passa dez anos após os acontecimentos de ‘A Vingança dos Sith’. Agora, em uma galáxia dominada pelo Império Galáctico e seus inquisidores, com a nova esperança crescendo em Tatooine, Obi-Wan embarca em uma missão crucial, encarando novos inimigos e antigos aliados. Hayden Christensen também está de volta como Darth Vader, aumentando as expectativas do público. Rupert Friend, Moses Ingram, Joel Edgerton e Sung Kang completam o elenco.
A série traz uma narrativa bem estruturada, com características que pertencem a Trilogia Clássica, como a repressão imperial, e a Trilogia Prequel, com a importância das discussões políticas do Senado Galáctico. Com a perseguição aos Jedi cada vez mais intensa, estes caminham para se tornarem lendas e a Força, a crença de um tempo antigo, em uma galáxia cada vez mais cética, como a visto em ‘Uma Nova Esperança’. Ou seja, ‘Obi-Wan Kenobi’ preenche a página em branco que existia entre as duas trilogias, encaixando-se de forma perfeita na linha temporal do universo da saga.
Diante de tantas mudanças na galáxia, Obi-Wan também não é mais o mesmo. A narrativa apresenta o Jedi amargurado e inseguro. Descrente de si, ele deve encarar os fantasmas do passado como um dos últimos membros de uma raça em extinção. Alguns rostos familiares o acompanham nessa jornada, trazendo referências, não apenas dos filmes, como também das séries animadas, unindo as histórias de diversas mídias. Os novos personagens são promissores, conquistando a curiosidade do público, e aparições inesperadas levam os fãs à loucura.
A série possui um forte peso dramático, relembrando aos fãs os momentos cruciais da Trilogia Prequel que levaram à queda da República e ao domínio do Império. A nostalgia entregue não é superficial, sendo sentida pelo público através da carga emocional da história com base nos acontecimentos do passado. Assim, através dessas lembranças, o espectador é envolvido pelos sentimentos que o episódio pretende transmitir, gerando uma maior imersão na história. Apesar da melancolia e tensão do momento em que a galáxia se encontra, alguns personagens se destacam trazendo um alívio cômico nos momentos certos, seja com seu jeito atrevido ou até utilizando da fama dos Jedi para obter lucro.
‘Obi-Wan Kenobi’ é um deleite para os fãs, trazendo características tanto da Trilogia Clássica quanto da Trilogia Prequel. Assim, a série se encontra em harmonia e perfeito equilíbrio com a saga e com a Força.