Crítica | O Homem do Norte – Robert Eggers confere TERROR ao Mundo Viking

O universo viking foi recentemente redescoberto por Hollywood e as indústrias cinematográficas nortenhas. Encabeçadas por sucessos como a série ‘Vikings’, da History Channel, este ano ainda houve o lançamento do spin-off da trama, intitulada ‘Vikings: Valhala’, dessa vez totalmente produzida e lançada pela Netflix. Por conta do expressivo interesse do público por esse universo, o tema voltou a ganhar as telonas, dessa vez nas mãos do jovem diretor Robert Eggers, com o nome ‘O Homem do Norte’, e chega essa semana aos cinemas brasileiros.

Amleth (Alexander Skarsgard) teve seu pai (Ethan Hawke) assassinado à sua frente, ainda quando criança, pelas mãos do tio, Fjölnir (Claes Bang). Sobrevivente, jurou a si mesmo vingar sua família e resgatar a mãe, Gudrún (Nicole Kidman). O tempo passou e agora Amleth é dado como morto, e consegue se colocar como escravo nas terras do tio para se aproximar do seu objetivo. No caminho, conhece a misteriosa Olga (Anna Taylor-Joy), uma bruxa que consegue utilizar as forças da natureza para ajudar o príncipe perdido a encontrar seu destino.

Com grande elenco – que inclui ainda a reclusa cantora finlandesa, Björk, e o veterano Willem Dafoe -, a impressão que temos é que a direção de elenco em ‘O Homem do Norte’ orientou a galera a conferir tom eloquente à interpretação, de modo que a coisa toda ganhar um ar soberbo, característico, sim, da épica, mas engessado por um elenco que não se dedicou ao gênero. Apesar disso, o longa reconstrói o Complexo de Édipo de ‘Rei Lear’ em uma leitura viking, ilustrando a jornada do príncipe em busca do reino perdido. O que faz valer o longa é, sem dúvida, a assinatura de Robert Eggers na produção, que confere elementos de terror a uma cultura que vinha sendo retratada muito solarmente no audiovisual, de modo que ‘O Homem do Norte’ não só é um filme escuro, denso, intenso, mas sombrio, imersivo e místico, como o é a cultura nórdica.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: