Desde a sua criação, os videogames têm o poder de causar uma série de sensações e emoções ao transportar o jogador para diversos universos imagináveis. Igualmente emocionante é quando o inverso acontece. Os games saem dos consoles e vão explorar outro formato de mídia, abraçando ainda mais os fãs e conquistando um novo público. É o que acontece em ‘Arcane’, a nova série de animação da Netflix, baseada no game ‘League of Legends’, também conhecido como ‘LoL’.
Desenvolvida e produzida pela Riot Games, mesma produtora do game tipo MOBA (ou arena de batalha online multijogador, em português), a série apresenta a origem das personagens que vivem nas regiões fictícias de Piltover e Zaun. Em meio a conflitos, jogos de poder e uma nova tecnologia mágica, conhecida como hextec, a narrativa foca no desenvolvimento de Vi e Powder/Jinx, inseparáveis irmãs, que tentam sobreviver pelas vielas da cidade. Com o passar do tempo e a intensificação dos conflitos, essa união é destruída e as personagens acabam em lados opostos da guerra. Prevista para 2020, a série teve seu lançamento adiado para 2021, devido a pandemia do COVID-19, o que aumentou as expectativas do público.
A animação traz um debate sobre as diferenças sociais dentro de seu universo steampunk. A região conhecida como o Ladoalto de Piltover é rica, próspera, bela e tecnológica, onde a elite intelectual decide o destino do lugar, ignorando as necessidades do povo da subperiferia de Zaun, que vive a mercê de facções criminosas e de uma poderosa droga. Enquanto a população tenta sobreviver em meio ao cenário do crime, ainda devem resistir às violentas investidas de policiais do Ladoalto. Em um cenário tão profundo e rico em detalhes, os personagens conseguem se destacar com suas personalidades complexas. Não há heróis e vilões, cada um tem um pouco de bem e mal dentro de si, podendo deixar seus ideais de lado conforme vão sendo levados pela história. Em meio a elite científica do Ladoalto, surge um jovem que sonha em utilizar seu experimento para facilitar a vida da população, incluindo os mais humildes. Mas, diante da importância que ganha na sociedade, sua invenção acaba sendo usada em benefício daqueles que possuem poder, fazendo com que fiquem mais ricos e influentes, e ignorem cada vez mais as necessidades do povo.
‘Arcane’ traz ao público uma experiência extremamente imersiva. O uso do 3D misturado com texturas em 2D é um dos grandes destaques e anuncia uma nova fase para a produção de animações. Os traços, a história, o ritmo da narrativa, a riqueza de detalhes e a trilha sonora se complementam, criando um belíssimo espetáculo que captura a atenção do espectador. O capricho no projeto também pode ser observado na escolha do elenco. A produção contou com grandes estrelas dando sua voz e seus traços físicos para as personagens.
O desfecho da história foge do caminho comum tomado por esse tipo de narrativa, anunciando um universo ainda mais grandioso para a próxima temporada, já confirmada pela Netflix e pela Riot Games. Agora, só resta ao público aguardar, ansiosamente, para saber o destino de Vi e Jinx.