Finalmente, após uma grande espera, resultante de adiamento após adiamento, a batalha do século finalmente chegou nas telas dos cinemas – e, principalmente, nos serviços de streaming da HBO Max. ‘Godzilla vs. Kong‘ é uma sequência direta de ‘Godzilla: King of the Monsters‘ (2019) e o quarto capítulo do universo cinematográfico chamado “Monsterverse”, iniciado em 2014 com o filme “Godzilla”.
Por mais que o foco do filme seja o confronto das duas forças titânicas, o filme mostra muito mais do que apenas dois monstros brigando. É apresentado toda uma aventura no interior da então Terra Oca, algo que tenta emular a experiência de explorar um mundo perdido como foi mostrado no clássico filme de ‘King Kong‘ de 1933 quando os tripulantes do navio Venture desembarcam na Ilha da Caveira. Além disso, para os fãs mais devotados da franquia do Godzilla e do King Kong, vão vibrar de emoção coma quantidade de referências!
Visualmente, o filme é espetacular. A história é uma loucura que lembra muito os filmes clássicos de Godzilla dos anos 1970, principalmente por incluir um terceiro monstro gigante que emana bastante a essência das produções cinematográficas daquela época – sendo, por isso, bastante divertido se você não estiver esperando algo mais sério como o filme de 2014 de Godzilla.
Infelizmente, o ponto baixo do filme é que a própria aparição desse terceiro monstr, pode dar a sensação de que você está vendo uma história semelhante a vista no filme “Batman vs Superman” (2016). Outra questão é que assim como ‘Godzilla King of the Monsters‘, os personagens humanos não são tão interessantes e poderiam ser facilmente descartados com a exceção do personagem interpretado por Brian Tyree Henry que é surpreendentemente bastante divertido.
Por fim, um filme que definitivamente vai agradar os fãs e os espectadores convencionais, mas que talvez possa incomodar alguém que esteja a procura de um filme com um tom mais sério e que passe uma mensagem como o primeiro filme da franquia de Godzilla de 1954.
*Crítica do nosso correspondente especialista em monstros, Lucas Stuvok, do Canal Deslegendário.