Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020 reafirmando o propósito de ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.
Em atendimento ao momento atual de pandemia de Covid-19, em que o distanciamento social é a recomendação para salvar vidas, a Universo Produção planejou uma edição especial do evento transferindo para o ambiente digital a programação e o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.
Trata-se de um programa audiovisual que promove o FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO, realiza um PROGRAMA DE FORMAÇÃO, dissemina a INFORMAÇÃO, produz e difunde CONHECIMENTO, cria OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, realiza ações e atividades sociais, culturais e educacionais, gera desenvolvimento social, humano e econômico, renda e empregabilidade em Minas Gerais e no Brasil.
A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.
A 15ª CineOP será online e gratuita. Basta acessar o site www.cineop.com.br e começar a participar da extensa programação.
ALCANCE E RESULTADOS DA CINEOP EM NÚMEROS
Os números consolidam a relevância e alcance da CineOP no panorama audiovisual brasileiro como espaço de encontro, fórum de discussões, tela de apresentações e instrumento de visibilidade e valorização da criação cinematográfica de todos os tempos em diálogo com a educação. Ao longo de 14 edições, a Mostra promoveu 83 dias de programação gratuita, com 465 sessões de cinema e a exibição de 1115 filmes (216 longas, 67 médias e 832 curtas).
A CineOP recebeu mais de 3.750 convidados, entre eles, 37 convidados internacionais e mais de 800 profissionais de imprensa credenciados. Promoveu 15 edições do Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória; 15 edições do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e 10 edições do Encontro da Educação – Fórum da Rede Kino, totalizando 210 debates.
Por meio do Programa de Formação Audiovisual, já realizou 105 oficinas e workshops e 01 masterclass. Promoveu, em parceria com a rede pública local, 41 sessões do projeto Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema, com exibições especialmente selecionadas para crianças, adolescentes e jovens.
Promovendo diálogo do cinema com todas as artes, a CineOP promoveu 14 exposições, 15 cortejos da arte, 07 cine-concertos e 93 shows, com a participação de artistas que têm se destacado na cena mineira e nacional, com trabalhos autorais capazes de colocar em diálogo questões políticas, sociais, estéticas, comportamentais e filosóficas.
Em 14 edições realizadas, movimentou a cidade histórica mineira de Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade, com a oferta de uma programação abrangente, intensa e gratuita que beneficiou mais de 288 mil pessoas.