10 Filmes Inspiradores para o Dia Internacional da Mulher

            No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Oficializado em 1975, a data foi escolhida com base na luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês, no início do século XX. A data também está relacionada com um incêndio que ocorreu na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no dia 25 de março de 1911. O desastre foi causado pelas péssimas instalações elétricas, e matou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento da data como um momento de reflexão e de luta.

            O Cabine Secreta listou 10 filmes com personagens femininas fortes e inspiradoras, para assistir nesse dia histórico para a luta das mulheres por direitos e igualdade.

As Sufragistas

            Para iniciar, o filme que apresenta o início da luta do movimento feminista por igualdade e pelo direito de voto. A história gira em torno de Maud Watts (Carey Mulligan), uma mullher sem formação política, que passa a cooperar com o movimento sufragista. Ela enfrenta pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Estrelas Além do Tempo

            O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), matemáticas negras, que trabalham para a NASA em plena Guerra Fria. Em meio a uma sociedade norte-americana caracterizada pela segregação racial, as amigas precisam provar sua competência dia após dia, e lidar com o preconceito para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Olga

            No cinema nacional, uma das personagens históricas representadas na tela foi Olga Benário (Camila Morgado), uma militante comunista, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935. Com o fracasso da revolução, Olga é presa e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista, onde é morta na câmara de gás.

Zuzu Angel

            Ainda no âmbito das personagens históricas brasileiras, temos Zuzu Angel (Patrícia Pillar), um filme de drama biográfico, que conta a história da famosa estilista brasileira e mãe do militante político Stuart Angel Jones (Daniel de Oliveira), que foi torturado e assassinado pela Ditadura Militar Brasileira. A partir desse momento, a apolítica Zuzu entraria em uma guerra contra o regime militar pela recuperação do corpo de seu filho.

Coco Antes de Chanel

            Esta belíssima obra francesa conta a história da famosa estilista Gabrielle “Coco” Chanel (Audrey Tautou), desde a sua infância pobre até à criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A.. No início do século XX, um período em que as mulheres estavam começando a lutar por seus direitos, e não era muito comum vê-las trabalhando fora de casa, Coco Chanel foi uma pessoa a frente de seu tempo.

Harriet

            Indicado ao Oscar 2020, o filme conta a história da icônica abolicionista norte-americana Harriet Tubman (Cynthia Erivo), que, após conseguir escapar da escravidão do sul dos Estados Unidos, em 1849, retorna ao território para ajudar centenas de escravos a fugirem. Em plena Guerra Civil Americana, suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo rumo.

Elizabeth – A Era de Ouro

            O filme narra a história de Elizabeth I (Cate Blanchett), três décadas após tornar-se rainha da Inglaterra. Em um período em que a estrutura da realeza é extremamente patriarcal, Elizabeth precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Durante seu reinado, a Inglaterra se torna a nação mais rica da Europa, e sua marinha, a mais poderosa, vencendo a temida Armada Espanhola.

O Diabo Veste Prada

            O filme conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma aspirante a jornalista, que consegue um emprego na revista de moda mais importante de Nova York. Trabalhando como assistente da temida Miranda Priestly (Meryl Streep), Andrea precisa se desdobrar para agradar à chefe para crescer na carreira. Em um meio como a imprensa, que ainda é dominada por homens, a obra apresenta mulheres destemidas buscando seu lugar no mercado editorial.

Mulher-Maravilha

            Na categoria de filmes de super-heróis, a princesa amazona não poderia ficar de fora. Diana Prince (Gal Gadot), a grande figura feminina da DC Comics, deixa a Ilha de Themyscira após salvar o piloto americano Steve Trevor (Chris Pine). Diana decide ir até o mundo dos homens para ajudar Trevor a encerrar a Primeira Guerra Mundial. A heroína luta ao lado dos homens no campo de batalha, em um momento em que as mulheres ainda estavam lutando por seus direitos.

Capitã Marvel 

            Já no Universo Cinematográfico da Marvel, uma das heroínas que mais empolgou nos últimos anos foi a Capitã Marvel. Ambientado nos anos 1990, o filme acompanha a jornada de Carol Danvers (Brie Larson), uma piloto da Força Aérea dos EUA, que se vê junto a um pequeno grupo de aliados em meio a uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas que chega à Terra.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: