Crítica | Bad Boys Para Sempre – Não tão boys, mas ainda bad

Vinte e cinco anos se passaram desde a segunda sequência da franquia de ação de sucesso ‘Bad Boys’. E isso não só na vida real, para os espectadores, mas também para Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence).

            O fato do intervalo temporal ter se passado dentro da própria história do longa é um dos pontos positivos de ‘Bad Boys Para Sempre’, pois contribui para a atmosfera divertida de uma trama estrelada por dois policiais cinquentões que já não têm mais o mesmo furor da juventude, mas que porém ainda sentem o mesmo impulso para combater o crime.

            Na trama, Marcus sente a vontade de se aposentar, enquanto Mike quer continuar no mesmo pique de antes. Essa oposição gera um conflito interessante entre os personagens, e induz uma reflexão ao próprio espectador, que também sentiu o tempo passar. Os personagens, assim como nós, já não são mais o mesmo, embora mantenham a intensão, a motivação e os valores. Porém, Mike tem sua vida ameaçada, e, para resolver a questão, os dois amigos vão se juntar uma vez mais.

            A saída de Michael Bay do projeto original deu um levante positivo na trama, que perdeu o ar exagerado de tiros e explosões e focou mais em cenas de ação mais bem construídas e críveis. E aí entra o acerto na indicação de Bilall Fallah e Adil El Arbi, que buscaram uma filmagem mais próxima do seu público, tirando a carga pesada dos filmes de ação masculinos e adicionando boas doses de comicidade, sem, com isso banalizar seu filme – e aí vai o mérito do roteiro de Chris Bremmer, Peter Craig e Joe Carnahan.

            O carisma e a química de Will Smith e Martin Lawrence continua palpável mesmo depois de um quarto de século, o que abre uma brecha para uma possível nova continuação. A cena de perseguição em que os dois estão correndo, atirando, e a câmera inverte o plano, colocando-o na vertical, é uma boa surpresa e que dá um novo ar à forma de se construir narrativa de ação de entretenimento: funciona, sai da mesmice e, ainda por cima, consegue surpreender e se inovar.

            ‘Bad Boys Para Sempre’ vai agradar até mesmo pessoas que não são o público alvo, e conta com participações especialíssimas de Vanessa Hudgens (com direito a piada sobre ‘High School Musical’) e do próprio Michael Bay, como convidado na cena do casamento. Ah, e vale apontar também que o filme possui duas cenas pós-créditos, então, fiquem até o final!

E como não poderia deixar de ser, a Cabine Secreta conferiu tudinho que rolou na pré-estreia carioca do filme, com a presença dos dubladores oficias dos personagens, Márcio Simões e Mauro Ramos. E claro que a gente entrevistou eles, confiram!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: