Crítica | A Odisseia dos Tontos – Filme Argentino Sobre Crise de 2001 é Extremamente Atual

            Durante a virada do milênio a Argentina atravessou uma grave crise econômica, que culminou com um calote à dívida externa em meiados de 2001. Só que antes dessa bomba estourar, os bancos nacionais limparam os cofres das poupanças e retiraram de circulação todos os dólares disponíveis, o que potencializou o agravamento da crise financeira na população. Isto é um fato real e, desde então, aquele país teve mais uma quebra, em 2008, e, recentemente, anunciou estar atravessando por momento semelhante, que culminou na eleição dos peronistas novamente ao comando do país.

            É neste cenário que se passa ‘A Odisseia dos Tontos’, nova parceria Argentina-Espanha, baseada no livro ‘La noche en la usina’, de Eduardo Sacheri, mesmo autor que, em 2005, proporcionou a trama de ‘O Segredo dos seus Olhos’, que gerou o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ao país vizinho.

            Em ‘A Odisseia dos Tontos’, um grupo de pessoas resolve juntar suas economias para criar uma cooperativa na pequena comunidade em que vivem, em Alsina, visando, com isso, gerar melhorias para todos. Às vésperas dos bancos quebrarem, Fermín (o sempre ótimo Ricardo Darín) decide seguir a recomendação do gerente do banco e deposita todos os dólares do grupo. Acontece que, no dia seguinte, os bancos quebram e levam embora todos os dólares da população. Num misto de incredulidade e vingança, o grupo se reúne para tentar fazer justiça com as próprias mãos e reaver o investimento de volta.

            O elenco reunido nesta trama conta com um novo Darín, Chino, filho de Darín (e isso por si só já seria motivo suficiente para assistir o longa). Além disso, temos ícones da dramaturgia argentina reunida aqui, com nomes como Luis Brandoni, Verónica Llinás, Andrés Parra e Daniel Araóz – todos em perfeita sintonia, com requintes de ironia e muito humor para lidar com a delicada situação real argentina. Mérito do diretor Sebastián Borensztein, que conseguiu fazer com que sua equipe conseguisse explorar o sentimento de incredulidade que, certamente, todos ali sentiram na vida real durante o calote econômico.

            ‘A Odisseia dos Tontos’ é um drama cômico nervoso, super atual e bastante similar com o que passamos hoje no Brasil. Talvez devêssemos aprender mais com o que nossos vizinhos passaram, para evitarmos os mesmos erros por aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: