O argumento não é exatamente novo: um garoto que, por uma razão X, acorda no dia seguinte no corpo de uma mulher. Após o estranhamento inicial, vem a descoberta do fascinante mundo feminino, para, no final, o personagem voltar como um homem melhor. Esse mote já foi utilizado em filmes como ‘Do Que As Mulheres Gostam’ e ‘Se Eu Fosse Você’, dentre outros. Então, o que torna ‘Socorro, Virei Uma Garota’, original? Lhes digo: a forma como essa ideia é trabalhada.
Júlio (o estreante em longas-metragens Victor Lamoglia) é o típico adolescente que não se encaixa nem em casa, nem na escola, e que conta tudo para o melhor amigo, Cabeça (o ótimo Leo Bahia, que parece primo do Felipe Neto). Um dia, ele faz um pedido à uma estrela cadente, só que não especifica exatamente o que quer e, para sua surpresa, acorda no dia seguinte no corpo de Júlia (a carismática Thati Lopes), simplesmente a garota mais popular da escola. A partir daí acontece tudo que já contamos.
Primeiramente, é preciso destacar o elenco principal, composto pela tríade Victor, Thati e Leo, que conseguem conduzir a trama com bastante competência, segurando a peteca do humor sempre no ponto alto. Os diálogos são reais e atualizados, com piadas rápidas e espontâneas, que saem bastante natural quando os três estão em cena. A isso damos o nome de “química do elenco”. Com relação aos nomes mais carimbados – Kayky Brito, Nelson Freitas e Bruno Gissoni – as atuações ficaram um pouco caricatas, destoando bastante quando contracenavam com o núcleo principal. À exceção de Vanessa Gerbelli, que encontrou o tom bastante natural para o seu papel.
A chuva de referências constante engaja o espectador jovem a entrar na história, afinal, quem não conhece a racha entre os Los Hermanos e a jovem Mallu Magalhães, ou o Hugh Jackman e os X-Men? Mérito do roteiro antenado de Paulo Cursino, que conseguiu captar todas as formas de linguagem de uma geração.
O grande diferencial dessa nova proposta do homem que vira mulher é o grande aprendizado: ao estar, literalmente, no lugar de uma mulher, Júlio consegue expressar seus sentimentos e desconstruir os diversos rótulos atribuídos pelo mundo masculino – mundo este, segundo o filme, construído através do viés do homem burro, que acha que tem que conquistar a mulher. Ou seja, ao se tornar mulher, Júlio amadurece e se torna uma pessoa melhor, afinal, o mundo pelo viés do amor e da empatia é um lugar melhor.
‘Socorro! Virei uma Garota’ é uma ótima comédia para ver com a galera. Vai levar a garotada rir e se divertir no cinema, mas também os fará refletir sobre a forma como eles mesmos estão enxergando o outro.
E fiquem ligados porque vai virar série! :O